13 de fev. de 2010

FECHO DA VOVÓ - Molde, PAP e Dicas

Porta Óculos, Porta Trecos e Moedeiro: trio organizador de bolsa da Bibelots.com.br

Recebo muitos e-mails e flickrmails sobre minhas bolsinhas com “fecho da vovó”. Ora perguntam sobre onde comprar, ora sobre como colocar, ora sobre meus tecidinhos importados.
E a dica principal que tenho é a seguinte: “navegar é preciso”.
Aprendi a fazer com as dicas que achei na internet, compro os tecidos online (demoram uns 45 dias para chegar e custam mais 60% de Imposto de Importação) e os fechos idem.

MOLDE – FECHO DA VOVÓ

Recomendo a visualização do seguinte PAP:

http://cottonandcloud.com/blog/free-patterns/mini_purse_pattern.pdf

Notem que como para qualquer bolsa, é preciso cortar 2x o tecido da frente, 2x o tecido do forro, 2x o acrilon ou entretela (no PAP não utilizaram “enchimento” para estruturar a bolsinha, mas eu uso).
Costura-se duas bolsas separadas e depois uma dentro da outra (verso com verso) deixando um espaço no fundo para desvirá-las (espaço este que será costurado à mão, com costura invisível, ao final).
É preciso passar a ferro as quinas com capricho para facilitar a colocação do fecho e “pronto”.

IMPORTANTE
O PAP e as dicas são relevantes, mas o maior trabalho é o desenvolvimento do molde.
Por mais que as dicas sejam didáticas, não é possível concluir o projeto rapidamente, só com elas. Isso porque cada fecho tem um tamanho e para cada tamanho é preciso desenvolver um molde, com altura do fundo, altura da bolsa e desenho correto (a inclinação é que faz a bolsa ficar bonitinha) da aba onde ele será colado (sim: eles são colados!).
Portanto, não é possível passar uma receita que servirá para todos os casos. Vocês terão que comprar um fecho, desenhar um molde, fazer, colar, analisar etc, etc... até chegarem ao molde perfeito para o que querem.
Mesmo eu, que já fiz muitas bolsinhas assim, preciso quebrar a cabeça desenvolvendo os desenhos cada vez que compro novos fechos.

COLA
Recomendo a utilização da Cola Universal Círculo própria para artesanato, sem tolueno e com um biquinho na ponta que facilita a colocação da cola dentro do fecho. Ela seca em 5 minutos.

FECHO DA VOVÓ - ONDE ENCONTRAR
Nos sites brasileiros, os fechos podem ser encontrados facilmente na Peçalândia (mínimo de 26 unidades por tamanho) e, mais recentemente, no Ateliê Virtual.

Aproveitem as dicas e quando fizerem suas bolsinhas, me mostrem!!! Bom trabalho!

 
1. Moedeiros Casadocaramujo.com.br
2. Clutches da Bibelots.com.br
3. Carteira da Mademoiselle Louise

 
DICA: Vejam os dicas do Blog Banana Craft sobre a colocação dos fechinhos! http://www.bananacraft.com/blog/danicrafts/2010/03/15/tutorial-como-colocar-fecho-da-vovo/comment-page-1/#comment-16214

9 comentários:

  1. Olá! Cheguei ao seu site através do BananaCraft e amei!
    Você teria alguma dica de onde comprar esses fechos da vovó em loja virtual? É que eu moro no interior de SP e aqui nunca encontro nada!
    Abraço,
    Juliana

    ResponderExcluir
  2. oie,

    vc sabe como se usa esse fecho aqui: http://www.pecalandiabijoux.com.br/produtos/092032.jpg

    comprei uns na peçalandia mas os passadores sao tao duros e me pergunto (pode rir) para que serve esse passador: apenas um detalhe ou tem alguma utilidade mesmo?

    bjoca

    ResponderExcluir
  3. OLÁ TUDO BEM! AMEIIIII O SEU TRABALHO, MUITO LINDO MESMO, PARABÉNS!!!
    GOSTARIA DE SABER AONDE EU ENCONTRO ESSE FECHO P/ COMPRAR EM SÃO PAULO??
    BJUSSS.

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Minha querida, que delícia estar aqui. Parabéns e obrigada por dividir tantas maravilhas.
    Tenha lindos dias.
    Abracinhos
    Sue

    ResponderExcluir
  5. Olá...adorei seus trabalhos e já peguei essas dicas para tentar fazer as minhas bolsinhas também. Se conseguir, mostro para você depois.
    Obrigada!
    Beijos
    Gi

    ResponderExcluir
  6. obrigada pelas dicas.Deus te abençoe

    ResponderExcluir
  7. quero saber o endereço e telefones; Obrigado Odahir

    ResponderExcluir
  8. Estou louca pra fazer umas bolsinhas, encomendei os fechos aqui: http://www.midoriacessoriosparabolsas.com.br/departamento.php?cod_departamento=38999,quando chegarem vou correndo me aventurar...

    ResponderExcluir

Comentários

Related Posts with Thumbnails