5 de mar de 2010

PERFUME SÓLIDO (perfume em pasta): DICAS, PAP, RECEITA


Há alguns anos, quando a L’Occitane lançou aquele perfuminho sólido de Flor de Cerejeira (Cherry Blossom), eu tentei, em vão, encontrar outras marcas e fragrâncias no mercado nacional.

Lá fora, tem o Elle Intense Solid (YSL), o Stella In Two Amber (Stella Mc Cartney), o Ginger Essence (Origin), o Aromatics Elixir Solid (Clinique) e o L'Absolu (J'Adore), dentre muitos.

Mas, aqui, se não estou enganada, só tivemos o privilégio de acesso a esse mimo, em 2008, com o Kit de Natal da Natura Ekos, que teve edição limitada.

Contagiei minhas amigas com essa mania de “ar vintage” e comecei a fazer os meus para entregar de BRINDE para as clientes da minha loja virtual (Bibelots.com.br).

Fiz, sob encomenda, algumas vezes, para servirem como lembrancinhas de aniversários, mas, hoje, eles voltaram a ser um mimo EXCLUSIVO das clientes que compram no site (venda suspensa).

Em tempos de “frasco de perfume proibido até em aviões”, os “Concrète de Parfum” (versão francesa) são super úteis quando precisamos improvisar um “make up” discreto e sem risco de acidentes úmidos. Além disso, eles nutrem a pele por serem feitos com óleo vegetal, cera de abelha, manteiga de cacau, óleos essenciais e vitamina E.

A RECEITA BIBELOTS
Pesquisei bastante e tentei fazer muitas vezes até chegar à receita ideal. Seguindo as dicas disponíveis na internet os perfuminhos ficam duros demais e com um cheiro demasiadamente forte de cacau. Portanto, sigam as dicas abaixo e sucesso!

MATERIAL
80g de Cera de Abelha (amarela) ou Cera de Soja (branca)
30g de Manteiga de Cacau
150 ml de Óleo Vegetal (qualquer um, desde que não seja refinado. Eu costumo usar o de uva ou de girassol)
30 ml de essência
20 gotas de Vitamina E (anti-oxidante que evita que o óleo fique rançoso, já que é o melhor conservador de matérias “gordas”)
10 ml de fixador

Bastão de vidro
Panela esmaltada, becker ou recipiente de vidro limpo
Medidores
Balança de Precisão

MODO DE FAZER:
A primeira providência para confecção de qualquer cosmético é a esterilização dos utensílios. Todo material deve ser caprichosamente desinfetado para eliminar as bactérias e, assim, evitar que os cremes estraguem. Para tanto, mergulhe os utensílios em água fervente durante 10 minutos e depois deixar secar ao ar livre.

Reserve o material, separado e pesado em balança de precisão (digital).

Dissolva (em banho-maria) a manteiga e a cera, mexendo com o bastão. Retire a mistura do fogo assim que estiver 100% derretida.

Mexa por uns dois minutos para resfriar um pouco e junte o restante do material, que é sensível à temperatura.

Logo depois, providencie, sem demora, o preenchimento das embalagens. Aguarde esfriar ao ar livre antes de fechá-las (aproximadamente 30 minutos).

Para usar o perfume, esfregue o dedo na superfície, e passe o dedo na área desejada. Eles duram, em média, de 3 a 6 meses.

DICAS:
Para perder menos material, utilize utensílios com menor área de contato possível já que a cera vai solidificar em volta de qualquer coisa que esteja sendo usada e, mesmo podendo ser novamente rerretida, não recomendamos tal prática.

ONDE COMPRAR O MATERIAL:
Existem muitas lojas virtuais e eu indico a Mix das Essências, por possibilitar a compra de todo o material de uma única vez.

De tudo, o item mais caro é o óleo essencial, que mecere o investimento por fazer toda diferença no produto final. Estas essenciais, inclusive, podem ser encontradas, também, na Tea Tree.

3 de mar de 2010

Bibelots no "Blog Meu Provador"


Nesta semana, tem mais uma oportunidade de concorrer a BRINDE Bibelots!
Agora, é o BLOG MEU PROVADOR (uma graça!!!) que está sorteando uma Bolsa Retrô.
Para participar, entre no Blog, passe a segui-lo e se manifeste (lá) seu desejo de participar.
Em tempo, é bacana indicar o MEU PROVADOR, principalmente, para quem é de Brasília. Além de dicas muito bacanas de moda e produtos, o Blog tem indicações de coisas bacanas na cidade. Vale muito a pena conferir e passar por lá "de vez em sempre".

Related Posts with Thumbnails