30 de jun de 2010

Festival de Patchwork de Houston



O “International Quilt Festival”, que acontece em Houston/Texas/EUA, é o maior e mais tradicional evento de Patchwork do mundo.

Em 2010, de 04 a 07 de novembro, acontecerá sua 36ª edição.

No ano passado, foram quase 60.000 visitantes, de 32 países diferentes, dos quais, 4.000 pessoas fizeram cursos (o evento ofereceu 350 aulas!). A Exposição ainda contou com 1.500 trabalhos, divididos entre colchas, painéis, miniaturas, bonecas, roupas etc.

Representantes da Bibelots ainda não estiveram presente, mas sabe-se que o evento é diversão garantida para amantes do patchwork. Dizem que é fácil de divertir entre os 1.000 stands de venda, que oferecem variedades incríveis de tecidos, linhas, lãs, feltros e acessórios de costura.

Para que a viagem seja ainda mais produtiva, vale a pena conferir a Market (Feira de atacado: 30/10 a 01/11) e o Quilt Festival (Aberto ao público em geral: 04 a 07/11).

Mais informações:
- Blog da Sandra Pagano: tem muitas informações, já que ela está organizado, mais uma vez, um grupo de viagem para o evento.

28 de jun de 2010

EVENTO - Patchwork Design - RJ, BH e Brasília


A feira "Rio Patchwork Design" reuniu, entre os dias 27 e 29 de maio, os melhores ateliês, empresas da área têxtil, decoração e artesanato vindos do Rio de janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, e Rio Grande do Sul, distribuídos em 49 estandes.

Em 2010, o evento ainda se repetirá em Brasília e Belo Horizonte.

O "Brasília Patchwork Design" está previsto para 29 a 31 de julho. E, na capital mineira, o evento acontecerá entre os dias 12 a 21 de agosto.

Para mais informações, visitem o site do organiador do evento.

26 de jun de 2010

Bolsa de Coruja Bibelots no Craft Shop


Mais um produto Bibelots foi destaque no Craft Shop.

Nesta oportunidade, a vitrine craft mais charmosa da internet comentou sobre a Bolsa de Coruja que a artesã Fernanda Viscardi fez, com exclusividade, para a Bibelots.

Nós adoramos o post!

24 de jun de 2010

Bolsas de Coruja (parte II)

Ainda sob a inspiração das corujas, que são o tema mais inspirador para os acessórios do inverno de 2010 (que começou dia 21/06), quero prestigiar o trabalho de algumas "flickeiras" talentosas.

A Celinha, do "Monooki da Arte Ateliê", em Maringá/PR, fez uma bolsa super divertida de coruja, cujo molde foi retirado da Revista Bonecas de Pano. (foto abaixo)


Já a Flávia Leal, da "Pé de Pera", usou a inspiração das corujas em dose dupla: no tecido da bolsa e no lindo chaveirinho que acompanha a peça e pode ser utilizado como adorno. (foto abaixo)


A bolsa criada pela Inês, da "Chic Maria", por sua vez, tem uma abordagem bem diferente: a coruja foi utilizada em uma aplicação, sobre um tecido preto e branco moderno, o que conferiu à peça um ar bem descolado. (foto abaixo)

   

22 de jun de 2010

Bolsa de Coruja

esde tempos imemoriais, existem diversas histórias sobre corujas.
Para os antigos gregos, ela era sagrada para a Deusa Atena, e como estava associada à deusa do aprendizado e da sabedoria, a coruja era considerada sábia e bondosa.

Mas, em algum lugar da história e do tempo, a reputação das corujas mudou e o seu piado passou a ser considerado um prenúncio de má sorte.

Na moda, a coruja já foi muito vista muita vezes - basta lembrar da bolsinha que a atriz Carolina Dieckmann exibiu muitas vezes e que foi feita pela Sarah Chofakian; ou da camiseta que a atriz Juliana Paes usou algumas vezes e, igualmente, virou hit há alguns anos.

     

Atualmente, a coruja voltou contudo e está mais do que decretado: elas estão na moda outra vez.

É fácil encontrá-las nas lojas de bijuterias, nas butiques e até em grandes magazines de decoração. A grife "2nd Floor" encapuzou as suas modelos com chapéus de crochê em formato de cabeça de coruja. Já a divertida "Neon" fez um vestido com manga morcego no formato do animal, que esteve presente no desfile de inverno da marca.

Depois disso, esses bichinhos pequenos e noturnos conquistaram o mundo fashion.

E a Bibelots, seguindo a tendência, lançou seu modelo! Inspirada na bolsinha da Sarah Chofakian, a artesã Fernanda Viscardi fez bolsinhas em forma de corujas, com um estilo craft bem interessante: 100% feita à  mão e com tecidos nobres.

  


Vide matéria da Revista do Correio Braziliense do dia 20/06/2010.

21 de jun de 2010

Buquês diferentes (Artesanal e feito de broches)

Complementando outro post sobre "buquês diferentes", em que dei a dica de usar pirulitos para montar os buquês das daminhas e pajens, quero mostrar uma coisa linda que encontrei noutro dia na internet.



São buquês feitos com broches de resina e cristais. A idéia é montar buquês com broches em formato de flores para, por exemplo, presentear a noiva no seu chá de panelas. Ou ainda para que a noiva presenteie madrinhas, mãe e sogra ou alguma(s) convidada(s) em especial.


 

Os buquês, assim, serão eternamente lembrados, seja pela beleza, seja pela utilidade posterior.

Fotos da Fantasy Floral Designs.

17 de jun de 2010

Lixeira Ecochique


A Lixeira Ecochique da Bibelots foi destaque na Craf Shop. Na publicação, chamaram a atenção para o que de mais interessante este mimo oferece: uma atitude eco-consciente! 

Ao incluir no produto a toalhilha de mão (com detalhe de tecido coordenado com a peça principal), bem como o forro de plástico resistente e removível, a Bibelots conseguiu transformar um produto comum em outro bem mais interessante e útil. 

A alça desta lixeirinha têm dois botões de pressão, para permitir que ela se adapte à altura do câmbio,  o forro do produto é delicadamente escolhido para enfeitá-la e as cores disponíveis combinam com o estilo das motoristas antenadas e exigentes.

16 de jun de 2010

PAP de Bandeirolas juninas e brasileiríssimas


Aproveitando a dica de ontem, de decoração junina com ar de Copa do Mundo, quero compartilhar o PAP que a Caramujo fez para o Tanlup.

Materiais para fazer uma guirlanda de 220cm:
- Molde para as bandeirinhas.
- 12 retalhos de tecido medindo 30 x 15 cm nas cores verde, amarelo e azul.
- 250 cm de viés de 3 cm de largura de cetim ou algodão.
- Entretela colante (opcional).
- Linhas, alfinetes, lápis de marcar tecido, ferro de passar, fita métrica.
- Botões decorativos e passamanaria (opcional).

Instruções:
1. Imprima ou desenhe os moldes.


2. Dobre os retalhos ao meio e marque os moldes nos tecidos e entretela.
3. Corte as bandeirinhas. Para cada bandeirinha, corte dois moldes em tecido e mais um em entretela.
4. Aplique a entretela com ferro de passar no lado avesso das bandeirinhas. Este passo é opcional.
5. Junte os dois moldes de cada bandeirinha com os lados estampados para dentro e costure nas laterais, deixando a parte de cima aberta.
6. Vire a bandeirinha através da abertura superior trazendo o lado estampado para fora. Use um lápis ou algo pontudo para ajeitar os cantinhos e passe a ferro.

15 de jun de 2010

PAP de lanternas "juninas" e chiques!

  

Que Festa Junina é um tema craft, isso é inegável!

Tudo tem um ar de “feito em casa” ou “feito à mão”: comidas, decoração e roupas.

E como a época coinscide com a Copa do Mundo, é bacana incrementar a casa para receber os amigos que chegam para assistir aos jogos, aproveitando os temas em voga.

Pra quem não gosta do ar desleixado dos materiais e acabamentos tão característicos dos elementos que compõem essas festas, sugiro que façam lanternas.

Essa dica também já foi publicada no Banana Craft e eu aproveito para compartilhar com as leitoras do Blog Bibelots.
No site da Jangada Brasil também tem esse PAP e,  no vídeo abaixo, do programa da Ana Maria Braga, o Peter Paiva deu mais dicas de um outro modelo de lanterna, igualmente charmoso.

Tudo bem que seja mais fácil e barato comprá-las prontas. Mas a idéia de serem lanternas juninas chiques me atraiu! Inspirem-se sem perder a elegância!

Buquê diferente p/ daminha (Artesanal e feito com pirulitos)

Toda noiva quer inovar. Toda noiva quer impressionar os convidados com idéias originais, seja na decoração, seja no vestido ou em algum (ou vários) detalhes da cerimônia ou da festa do casamento.

O buquê (da noiva, das daminhas ou de alguma pessoa a ser homenageada na festa) é uma oportunidade de encantar!

Para o meu casamento, fiz buquês em forma de pirulitos para a daminha e aproveitei o tema na lapela do pajem.



As crianças eram pequenas e a promessa de que todas as guloseimas poderiam ser deliciadas assim que chegassem no altar e me entregassem as alianças serviu como incentivo. Ficou lúdico, infantil e muito delicado.



Na Bibelots, inclusive, aceitamos encomendas dos buquêzinhos, que já chegaram nos quatro cantos do Brasil.

14 de jun de 2010

Buquê diferente p/ amigas solteiras (Artesanal: Santo Antônio)

Considerando que ontem (13 de junho) foi dia de Santo Antônio, quero aproveitar para sugerir um produto craft que pode ser usado por noivas que desejam jogar para as amigas solteiras um "buquê diferente".

Já vi muitas jogarem um sapinho de pelúcia, sugerindo que elas o beijem até que ele vire um príncipe.

E, ultimamente, tenho visto muitas noivas jogando um (ou vários) Santo Antônio, com votos de que a amiga que pegar, terá ainda mais sorte na procura pelo noivo.

Entre os trabalhos artesanais que encontrei, quero destacar o de quatro artesãs muito talentosas.

Abaixo, segue a peça da Desirée Búrigo, que está à frente da marca Rapariga Arteira. Ela também faz lindas bonecas para daminhas, que servem como lembrança, para enfeitar a entrada das menininhas ou ainda como porta-alianças.

No Elo 7, também encontrei três peças muito lindas! São da "Bu&Gi" "As Comadres" e da "Adornare".

   

Molde de LAÇO

Tem que goste de laço, quem adora laço e quem AMA laços!

Eu estou entre as que AMAM.

Entre as que sempre acham que uma blusinha ficaria ainda mais linda se tivesse um lacinho em algum canto ou se fosse usada com um broche de laço ou um cinto com laço. Sou das que têm mil e dois acessórios neste formato, que sempre quer colocar um lacinho para finalizar uma peça recém costurada e que se casou com um vestido de noiva feito com uma renda bordada com laços dos pés a cabeça.

Os broches da Bibelots foram feitos, inicialmente, para meu uso. E, como já aconteceu em outros casos, com as encomendas crescentes, acabou virando um produto. Desde então, eles já foram reeditados com temas variados (primavera, inverno, Copa do Mundo)... e, no flickr, muita gente me pediu o molde.



Como eu não tinha fotos disponíveis para fazer o PAP, vou postar as dicas da Amoreira Acessórios Artesanais, marca da artesã Ana Júlia Crocomo, que gentilmente permitiu a divulgação das fotos aqui.

Espero que gostem e que façam muitos lacinhos por aí!

13 de jun de 2010

Molde do Sachê Coração Amarradinho


Ainda no clima romântico do "Dia dos Namorados", queremos compartilhar o molde do sachê de coração amarradinho, gentilmente cedido pela Valéria G, artesã super talentosa que tem uma linda galeria de seus trabalhos no Flickr.

Notem que o molde é auto explicativo, por sua simplicidade. Basta cortar duas vezes o tecido desejado, costurar pelo aveso deixando um espaço para virar posteriormente. Depois de virado, encher (de preferência com um plumante siliconado, que é antialérgico e tem uma textura gostosa) e costurar à mão, com costura invisível, para permitir um acabamento perfeito.

DICA: Se a peça estiver sendo confeccionada para sachê, incluir, entre o plumante, um punhado de sagú aromatizado.

A Bibelots sempre envia brindes para as clientes junto com os produtos encomendados. Em algumas temporadas, enviamos esses coraçõezinhos perfumados e eles sempre fazem muito sucesso.  

12 de jun de 2010

Presente Artesanal para o Dia dos Namorados


Aproveitando o clima "Love is in the air", a Bibelots criou uma linha de produtos com tecido importado de corações, especialmente escolhido para os mimos de "Dia dos Namorados".  

Além de máscaras relaxantes, com espaço para sachês de chá que aromatizam o sono e são enviados em um lindo saquinho de tecido coordenado com a peça, a marca também lançou um lindo organizador de bolsa.



Buquê de Tulipas Bibelots na Revista MAKE


As flores de tecido da Bibelots também foram destaque na Revista Make nº 16 (abril e maio). Além de fotos lindas, a revista trouxe dicas e moldes para quem quiser reproduzir as flores de tecido, que são feitas à mão.



Na loja virtual da Bibelots, são aceitas encomendas destas e de outras flores de tecido, igualmente charmosas e interessantes. Elas podem ser feitas em outros tamanhos, texturas e cores e podem ser utilizadas para presentear uma querida, como de adorno para decoração de ambientes diversos.

Atualmente, muitas noivas têm encomendados as tulipas de tecido Bibelots para jogar para as amigas solteiras nas festas de casamento. É uma ótima recordação para a noiva guardar e para quem ganha o buquê também, já que "as flores de pano não morrem".

11 de jun de 2010

O "Lenço dos Namorados"


Pesquisando sobre produtos com o tema “dia dos namorados” na internet, encontrei, no Flickr, a galeria de trabalhos da artista plástica brasileira Cida Garcia... e, nela, o “Lenço dos Namorados”, que é uma peça típica de Portugal, onde a artista mora.


Entrei em contato com a Cida que, gentilmente, me explicou mais sobre o Lenço e permitiu que eu postasse as fotos aqui.

    
O "Lenço dos Namorados” é um lenço fabricado a partir de um pano de linho fino ou de lenço de   algodão, bordado com motivos variados. É uma peça de artesanato e vestuário típico do Minho, sendo usado por mulheres com idade de casar.

Era hábito a rapariga apaixonada bordar o seu lenço e entregá-lo ao seu amado quando este se fosse ausentar. Nos lenços poderiam ter bordados versos, para além de vários desenhos, alguns padronizados, tendo simbologias próprias.

Era usado como ritual de conquista. Depois de confeccionado, o lenço acabaria por chegar à posse do homem amado, que o passaria a usar em público como modo de mostrar que tinha dado início a uma relação. Se o namorado (também chamado de conversado) não usasse o lenço publicamente era sinal que tinha decidido não dar início a ligação amorosa.

É provável que a origem dos "Lenços de Namorados", também conhecidos por "Lenços de Pedidos" esteja intimamente ligada aos lenços senhoris dos séculos XVII-XVIII, que posteriormente foram adaptados pelas mulheres do povo, adquirindo os mesmos, consequentemente, um aspecto mais popular.

Existe atualmente uma comissão técnica que funciona como órgão avaliador e de certificação deste tipo de artesanato regional.

10 de jun de 2010

Artesanato inspirado na COPA

A Copa do Mundo está aí e muita gente - além da Bibelots - aproveitou o tema para criar mimos artesanais nas cores da bandeira.

Nesse contexto, acho interessante chamar a atenção para algumas artesãs super criativas do Flickr, que se inspiraram no tema para confeccionar peças que têm utilidade e que poderão ser usadas depois do término dos jogos com o charme atual.

Os chinelinhos da Débora Bee, por exemplo, ficaram um charme. Apesar de terem sido feitos nas cores "verde e amarela", eles ficaram femininos, românticos... e certamente poderão fazer parte de um look interessante mais tarde.

   

A artesã Isabella Morais também criou acessórios muito lindos. Além de presilhas e broches, ela fez, com muito bom gosto, tiaras e pulseiras igualmente úteis para o mês da Copa e os demais. As peças têm um acabamento visivelmente diferenciado, com detalhes caprichosamente bem pensados.


Merecem destaque, também, os colares da Bia Santana (Da Bia). Ela também usou a inspiração "verde amarela" em alguns de seus produtos (fez até porta talher azul, verde e branco) e criou colares adoráveis! 

    

9 de jun de 2010

Avental e Broches "Verde e Amarelo" Bibelots no Banana Craft

O Banana Craft fez um post bem bacana sobre os produtos que a Bibelots confeccionou, nesta semana, inspirando na Copa.
Foram destacados o AVENTAL (para cozinha ou costura) e os BROCHES DE LAÇO nas cores verde, amarela e azul.

Vide o post!


Related Posts with Thumbnails