21 de fev de 2010

Promoção Papo Calcinha + Bibelots

O Blog Papo Calcinha faz aniversário e uma promoção com presentes da Bibelots.com.br.

Para concorrer, basta acessar (http://www.papocalcinhaparte2.blogspot.com/), indicar um post bacana e passar a seguir os Blogs Papo Calcinha e Bibelots.

Três leitoras serão sorteadas com um PEG BAG (porta calcinha), um KIT SACHÊS para lingeries (calcinhas, sutiã e aromatizador) ou uma NECESSAIRE em forma de calcinha.

Participem!

13 de fev de 2010

FECHO DA VOVÓ - Molde, PAP e Dicas

Porta Óculos, Porta Trecos e Moedeiro: trio organizador de bolsa da Bibelots.com.br

Recebo muitos e-mails e flickrmails sobre minhas bolsinhas com “fecho da vovó”. Ora perguntam sobre onde comprar, ora sobre como colocar, ora sobre meus tecidinhos importados.
E a dica principal que tenho é a seguinte: “navegar é preciso”.
Aprendi a fazer com as dicas que achei na internet, compro os tecidos online (demoram uns 45 dias para chegar e custam mais 60% de Imposto de Importação) e os fechos idem.

MOLDE – FECHO DA VOVÓ

Recomendo a visualização do seguinte PAP:

http://cottonandcloud.com/blog/free-patterns/mini_purse_pattern.pdf

Notem que como para qualquer bolsa, é preciso cortar 2x o tecido da frente, 2x o tecido do forro, 2x o acrilon ou entretela (no PAP não utilizaram “enchimento” para estruturar a bolsinha, mas eu uso).
Costura-se duas bolsas separadas e depois uma dentro da outra (verso com verso) deixando um espaço no fundo para desvirá-las (espaço este que será costurado à mão, com costura invisível, ao final).
É preciso passar a ferro as quinas com capricho para facilitar a colocação do fecho e “pronto”.

IMPORTANTE
O PAP e as dicas são relevantes, mas o maior trabalho é o desenvolvimento do molde.
Por mais que as dicas sejam didáticas, não é possível concluir o projeto rapidamente, só com elas. Isso porque cada fecho tem um tamanho e para cada tamanho é preciso desenvolver um molde, com altura do fundo, altura da bolsa e desenho correto (a inclinação é que faz a bolsa ficar bonitinha) da aba onde ele será colado (sim: eles são colados!).
Portanto, não é possível passar uma receita que servirá para todos os casos. Vocês terão que comprar um fecho, desenhar um molde, fazer, colar, analisar etc, etc... até chegarem ao molde perfeito para o que querem.
Mesmo eu, que já fiz muitas bolsinhas assim, preciso quebrar a cabeça desenvolvendo os desenhos cada vez que compro novos fechos.

COLA
Recomendo a utilização da Cola Universal Círculo própria para artesanato, sem tolueno e com um biquinho na ponta que facilita a colocação da cola dentro do fecho. Ela seca em 5 minutos.

FECHO DA VOVÓ - ONDE ENCONTRAR
Nos sites brasileiros, os fechos podem ser encontrados facilmente na Peçalândia (mínimo de 26 unidades por tamanho) e, mais recentemente, no Ateliê Virtual.

Aproveitem as dicas e quando fizerem suas bolsinhas, me mostrem!!! Bom trabalho!

 
1. Moedeiros Casadocaramujo.com.br
2. Clutches da Bibelots.com.br
3. Carteira da Mademoiselle Louise

 
DICA: Vejam os dicas do Blog Banana Craft sobre a colocação dos fechinhos! http://www.bananacraft.com/blog/danicrafts/2010/03/15/tutorial-como-colocar-fecho-da-vovo/comment-page-1/#comment-16214
Related Posts with Thumbnails